O uso de máquina para corte e poda de árvores e lenhas, tanto de modo profissional quanto ocasional, exige muitos cuidados para manter o equipamento bem conservado. Um deles é a segurança do operador, e para isso, há a necessidade do uso de EPI’s (equipamento de proteção individual). Outro ponto de atenção são os procedimentos necessários para o pós-uso do equipamento.
Afinal, como funciona a manutenção básica de motosserras?
Confira as dicas que preparamos. Com esses cuidados, você garante uma vida útil prolongada ao seu equipamento.
Manutenção do motor
1. Faça a mistura de combustível
Todo o equipamento que tem seu ciclo de funcionamento de 2 tempos requer que a lubrificação das partes móveis seja feita pelo óleo que é misturado a gasolina. Essa mistura de óleo lubrificante a gasolina se dá na proporção indicada pelo fabricante do seu equipamento e pela orientação específica do fabricante do Óleo. Para observar essa proporção e preparar a mistura correta, é sempre necessários utilizar o Frasco Misturador de Combustível que traz as marcações corretas da quantidade de óleo e gasolina a serem utilizados em cada máquina.
Para manter a vida útil do equipamento, é recomendado guardar a motosserra sem combustível, mas caso se faça necessário, não deixar o combustível na motosserra por tempo superior a 3 dias.
- Utilize gasolina comum, sem aditivos e de boa qualidade;
- Uma mistura correta de combustível e óleo 2T é fundamental para o funcionamento do equipamento, aumentando a sua vida útil e evitando que o motor venha a fundir.
2. Limpeza e manutenção do Filtro de Ar
Para manter uma boa manutenção de motosserras, é preciso realizar a verificação do filtro sempre que utilizar a máquina e, caso precise de limpeza, faça-a.
Como fazer:
Retire a parte de cobertura do equipamento e pegue um pincel seco para limpar o pó que fica acumulado no filtro e no compartimento;
Tome cuidado em especial para que o motor não seja atingido pela sujeira;
Vale ressaltar que essas orientações podem mudar de acordo com o modelo da motosserra. Sempre leia as instruções do manual do seu equipamento.
3. Ferramentas utilizadas para manutenção da motosserra
- Misturador de Combustível;
- Funil para abastecimento;
- Chave de vela e chave de fenda;
- Óleo lubrificante Rhinomec 2T para a mistura com a Gasolina;
- Óleo Rhinomec MS para lubrificar a Corrente da Motosserra;
- Engraxadeira Rhinomec;
- Gasolina comum.
Manutenção do conjunto de corte
1. Óleo de lubrificação
Sempre utilize óleo lubrificante de boa qualidade. Utilizando em sua motosserra o óleo Rhinomec MS, você aumenta a vida útil do conjunto de corte.
Específico para a lubrificação de correntes de motosserras, o Rhinomec MS, ajuda a minimizar o atrito entre a corrente e o sabre, além de preservar o sistema de lubrificação em boas condições;
2. Lubrificação da Ponta da Barra
Toda a barra de ponta rolante possui na sua extremidade uma estrela com rolamentos que requerem uma boa lubrificação e para isso você deve engraxá-la com frequência.
Como fazer:
- Retire a corrente da sua motosserra.
- Utilize uma engraxadeira Rhinomec, que possui um bico especial e que irá coincidir com o furo na ponta da barra, para injetar graxa na estrela.
- Bombeie algumas vezes até perceber que a graxa está saindo pela canaleta da barra, quando isso ocorre sua Estrela estará bem engraxada
3. Limpeza das Canaletas e furos de lubrificação
Essas são regiões que costumam acumular resíduos com o tempo, seja serragem ou óleo, e devem ser limpas com frequência.
Como fazer a limpeza:
Com a barra sem a corrente, utilize uma ferramenta específica para a limpeza e retire todas as impurezas. É importante fazer a limpeza completa.
4. Desbaste de rebarbas
Com o uso frequente da motosserra, é comum que pequenas rebarbas apareçam do lado externo da canaleta. Para manter o equipamento trabalhando bem, e não danificar as correntes, é preciso que essas saliências sejam retiradas.
Como fazer a retirada:
Para resolver, deixe a barra sem a corrente e a prenda firmemente a uma morsa. Utilize a Ferramenta para Recuperação / Desgastes Rebarba e faça o processo de desbastamento, tirando o excesso e limpando toda a área da superfície;
5. Inverter a posição da barra
Para evitar desgastes de forma desigual, é possível montá-la de ambos os lados. Para isso você precisará inverter a posição da barra utilizando as ferramentas próprias para isso.
Como fazer:
Desmonte a barra, virando-a de posição. É importante realizar a inversão de tempos em tempos, para proteger o equipamento. Fique atento ao remontar a barra e verifique se a corrente está tensionando corretamente.
6. Afiação dos Cortadores
Para a afiação da corrente deve utilizar uma lima redonda e na medida indicada para o modelo próprio da sua corrente. Consulte a tabela de indicação que acompanha sua corrente.
Utilize também um porta limas, uma lima plana para rebaixar o guia de profundidade e um calibrador de forma que a afiação fique sempre uniforme.
Cada modelo de corrente possui uma lima própria para afiação depende da garganta do cortador.
7. Manutenção do guia de profundidade
Outro passo, é calibrar o guia de profundidade, a medida que a corrente vai sendo afiada é necessário rebaixar o guia de profundidade pois ele limita a altura da mordida que o cortador exerce na madeira. É preciso consultar as medidas e ângulos fornecidos pelo fabricante da corrente de motosserra.
8. Tensão da Corrente
A medida que a corrente vai sendo utilizada e sofrendo pelo aquecimento a aço da corrente pode estirar se fazendo então necessário o seu ajuste.
Para isso, deve afrouxar os parafusos do prisioneiro da tampa do sabre , segurar a ponta da barra com uma da mãos, de modo que ele fique elevada, e ai com ou auxilio da chave de vela (ponta fenda) ajuste o parafuso esticador ate que a corrente toque levemente a base do barra. Aperte então os parafusos da tampa do sabre. Verifique se a corrente não ficou muito apertada.
Repita este passo sempre que a corrente estiver com folga em relação a barra.
9. Atenção ao óleo da corrente!
O nível de óleo da corrente deve ser verificado constantemente, já que ela precisa estar bem lubrificada para que a motosserra funcione de forma adequada. Para verificar, ligue a motosserra e deixe a corrente destravada.
Acelere o motor por alguns instantes sob um papelão e observe se saem gotas de óleo do sabre. Se isso ocorrer, é sinal de que está com a lubrificação em dia, caso seja necessário, faça a complementação com óleo. Utilizando Óleo Rhinomec MS para corrente da motosserra
Gostou do conteúdo? Então confira essas e outras dicas em nosso e-book, e fique por dentro de como deixar sua motosserra sempre com a manutenção em dia!